• Talita Carvalho

O que estamos fazendo? [Outubro/20]

Outubro foi um mês cheio de atividades e novas turmas. Confira!


Início de nova turma


No dia 08 de outubro iniciamos mais uma turma do Empreeduca. Todos os novos alunos estão assistindo semanalmente as aulas de matemática, redação e português e estão sendo acompanhados por nossa gestora de comunidade, a Bruna do Amaral. Além das aulas, os alunos têm um encontro semanal com a Bruna para realizar as atividades da etapa de escolha de carreira e para tirar dúvidas sobre as ferramentas e as atividades do programa.


Todos os alunos receberam acesso à plataforma de estudo e à plataforma de envio de redações. Cada aluno pode enviar duas redações para correção por mês, essas correções são feitas por especialistas e seguem os mesmos critérios da redação do Enem. O plano de estudos dos alunos é individual e considera as dificuldades específicas de cada aluno, além de focar nas disciplinas que são mais importantes de acordo com o curso escolhido pelo aluno.


Nessa nova turma, a maior parte dos nossos alunos são das seguintes escolas:

  • Escola Social São José (São José - SC)

  • Escola Social Lúcia Mayvorne (Florianópolis - SC)

  • Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa - PR)

  • Escola Social Irmão Rui (Ribeirão Preto - SP)

  • Colégio Estadual Idalina De Paula (Paraíso do Tocantins - TO)



Acompanhamento da gestora de comunidade


Desde o início turma, a nossa gestora de comunidade está acompanhando de perto o engajamento e o desempenho dos alunos. Além do contato diário com a turma, a gestora faz uma análise semanal das entregas, do desempenho nas disciplinas e da assiduidade nos estudos. O desempenho nas disciplinas é avaliado periodicamente para que as aulas sejam adaptadas conforme as maiores necessidades da turma.


A gestora de comunidade tem um grupo no WhatsApp por onde envia o calendário semanal aos alunos, faz os comunicados importantes e tira as dúvidas sobre as atividades do programa.



Apresentação e inscrição de voluntários


Após a divulgação de nosso programa de voluntariado, realizamos uma apresentação com os interessados em fazer parte do Empreeduca. A troca com nossos futuros voluntários foi muito rica, ficamos muito felizes em saber que há tantas pessoas capacitadas e com bagagens incríveis para contribuir com o desenvolvimento dos nossos jovens.


Dentre as atividades propostas pelos voluntários temos aulas sobre planejamento financeiro, preparação para o mercado de trabalho, EXCEL básico, clube de leitura, educação ambiental e atualidades.




Reunião coordenadores do Marista


Outra função importante da nossa gestora de comunidade é o contato constante com os coordenadores das escolas parceiras. No mês de outubro, nossa gestora conversou com os coordenadores dessas escolas para informá-los sobre o desempenho dos alunos nas atividades e também para coletar feedbacks sobre as atividades do programa. Essa troca periódica nos ajuda a monitorar a qualidade do programa, garantindo que a escola e o Empreeduca trabalhem em sinergia para o melhor desenvolvimento possível dos alunos.


Realização de Simulado


No último final de semana do mês de outubro os alunos realizaram um simulado nos mesmos padrões da prova do Enem. No primeiro dia os alunos fizeram as provas de linguagens e ciências humanas e uma redação. No segundo dia foram as provas de ciências da natureza e matemática. Os simulados são realizados dentro da própria plataforma de plano de estudos e os alunos podem ver o relatório de desempenho assim que finalizam a prova.


As estatísticas mostram em quais as áreas do conhecimento o aluno teve um desempenho melhor e quais áreas estão mais fracas, permitindo que o aluno direcione seus esforços para os conteúdos em que está com mais dificuldade. Os resultados dos simulados da turma também são analisados pela gestora de comunidade, que orienta os professores sobre os conteúdos em que há necessidade de reforço em sala de aula.


Capacitação Profissional


O Grupo Tecnoset investiu em duas turmas de capacitação por intermédio do Empreeduca, nas áreas de Business Intelligence (B.I) e Outbound Marketing. Ambas capacitações estão sendo ministradas pelos melhores profissionais da área no Brasil:


Outbound Marketing, ministrante: Horácio Poblete.

Business Intelligence (BI), ministrante: Alon Pinheiro, da Hashtag treinamentos.


Essas capacitações começaram no início de outubro e se estenderão até meados de novembro. Após as capacitações, os jovens que se destacarem, serão contratados pelas próprias empresas do Grupo Tecnoset.


Se você tem ou faz parte de uma empresa e quer buscar talentos treinados e acompanhados pelo Empreeduca, entre em contato com a gente por aqui!


Aprendizados e desafios


Sempre que oportuno, em nosso relatório mensal, iremos compartilhar com vocês os aprendizados e desafios que encontrarmos durante a nossa jornada. Nossa equipe está diariamente avaliando todos os processos e ações realizadas no projeto com o intuito de identificar possíveis falhas e corrigi-las da forma mais rápida possível.


Acreditamos que os desafios fazem parte da trajetória e nos guiarão para a implementação das melhorias de maneira contínua. Dentro desse processo, entendemos a importância da transparência e das trocas, com todos os nossos associados e parceiros, que junto com nossa equipe, estão contribuindo para a transformação de vidas.


Retenção dos alunos


Um dos desafios que estamos enfrentando e enfrentaremos nas próximas turmas é a retenção dos alunos, um problema bastante comum em educação e que está sendo agravado no contexto de pandemia.


Até o momento, temos 15 alunos desistentes do programa e, conversando individualmente com cada um deles, entendemos que o motivo principal para a desistência é a dificuldade de conciliar os estudos com outros afazeres do dia a dia. Muitos dos nossos alunos ajudam nas atividades domésticas ou trabalham para complementar a renda da casa.


Acesso à equipamentos tecnológicos


Outra barreira que estamos enfrentando com os alunos são de ordem material. Grande parte dos nossos alunos não possui um computador para realizar as atividades do Empreeduca. Algumas escolas cederam o seu espaço e equipamentos aos alunos, que podem se organizar para estudar nas dependências da escola.


A maior parte dos alunos, no entanto, realiza todo o acesso às plataformas, vídeo aulas, aulas ao vivo, questões e simulados pelo aparelho celular, o que pode prejudicar a qualidade do estudo.


Esses pontos de atenção estão sendo monitorados e nossa equipe já está estudando e testando algumas possíveis soluções para mitigar esses desafios. Nosso acompanhamento tem como objetivo oferecer a melhor preparação possível para os alunos e entendemos que a identificação desses problemas é fundamental para um processo contínuo de melhorias.


36 visualizações

©2020 por Empreeduca