Estude com diversão assistindo filmes, desenhos e animações!

Podemos encontrar conteúdos científicos apropriados aos estudos escolares em filmes, em desenhos animados ou animações gráficas muito divertidas! As mídias digitais são ótimas ferramentas para tornar o ensino mais prazeroso e estimulante. Alguns filmes, desenhos e animações gráficas tem este intuito, além de serem diversão para toda a família.Mas os professores devem selecionar os mais adequados, para cada fase escolar e é importante verificar qual é a censura de cada um deles.


Isso mesmo! Você pode estudar com prazer, aprender muitos conteúdos escolares, sentado num sofá e com um balde de pipocas na mão! Conheçam alguns filmes, desenhos e animações que podem ser assistidos por sites confiáveis:


A hilariante animação gráfica “Robots”(2015). Esta animação traz em seu contexto, o conteúdo do Ensino de Ciências, nas séries iniciais da Educação Fundamental I. A Educação Ambiental com a importância do reaproveitamento de materiais usados diante do problema social do Consumismo, com uma reflexão interessante sobre a divisão social econômica.


Um desenho muito interessante, é a história de um ratinho, “Fievel - Um conto Americano (1986)”. Este filme traz o conteúdo, do Ensino de História nas séries finais da Educação Fundamental I , com a Formação dos povos nas Américas. É a difícil jornada, dos imigrantes Europeus para a América, no século XIX, fugindo de guerras e desemprego, em busca de melhores condições de vida no Continente Americano, representado por famílias de ratinhos.


O filme A Batalha das Correntes (2019), traz a emocionante História da eletricidade e o debate sobra a melhor forma de utilizá-la para a sociedade, no final do séc. XIX. O conteúdo abordado e interessante para alunos do Ensino de Física, no Ensino Médio.


Uma curiosa animação gráfica, com 5 episódios, chamada "Os guardiões da Biosfera", traz o estudo das vegetações brasileiras e a importância de preservá-las, com uma turma de crianças muito animada. Ideal para o aprendizado de Geografia e Educação Ambiental do Brasil no Ensino Fundamental.


É importante os professores e pais saberem que um filme assistido com intuito de aprendizado, deve ser dividido em pequenas etapas, com pausas de uns minuto entre as etapas ( podendo fazer comentários pertinentes durante essas pausas). Isto porque a capacidade de concentração visual das crianças e adolescentes precisa ser renovada a cada 10 minutos. ( não é por acaso que os jogos de videogame são divididos em fases a serem vencidas).

©2020 por Empreeduca