Enem digital: como funciona?

Neste ano de 2020 está prevista pela primeira vez a realização das provas do Enem em modalidade digital. Entenda como vai funcionar a aplicação!



Esse ano o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organização responsável pela aplicação do Enem, disponibilizou 100 mil inscrições na modalidade online, opção que deve ser escolhida no momento da inscrição.


O Enem Digital é uma proposta que tem como objetivo reduzir os gastos econômicos e ambientais de impressão de papéis. Em 2019 foram impressos 10,2 milhões de provas, o que custou aos cofres públicos cerca de 500 milhões de reais.


Da mesma maneira que a prova impressa, no caso do Enem digital, o aluno deve se deslocar até o local definido e realizar a prova em um computador destinado especificamente para esse fim. Isso significa que as provas online não podem ser realizadas em computadores pessoais.


Essa modalidade se inaugura em 2020 como um projeto piloto. O objetivo do Inep é digitalizar a prova progressivamente a cada ano e a previsão é de que em 2026 todas as provas sejam realizadas por meio de um computador.


O cronograma de datas do Enem impresso e digital tem apenas a data de aplicação diferentes, todas as outras datas são as mesmas.


  • Aplicação da prova Enem Digital: 11 e 18 de outubro

  • Aplicação da prova Enem impresso: 1 e 8 de novembro


Veja mais informações sobre o Enem digital!

©2020 por Empreeduca