Como fazer uma escolha de profissão quando você está indeciso


Com diversas opções de carreiras a sua frente, como escolher a profissão adequada para você? Esta é uma tarefa desafiadora, mas que pode se tornar mais fácil quando é feita com muita organização e um bom planejamento.


8 etapas para escolher uma profissão - The Balance Careers

1. Avalie-se

Antes de escolher a profissão certa, você deve aprender sobre si mesmo. Seus valores, interesses, habilidades pessoais e aptidões, em combinação com o seu tipo de personalidade, tornam algumas profissões adequadas para você.

2. Faça uma lista de profissões para explorar


Use ferramentas de autoavaliação para encontrar uma lista de profissões. Faça uma lista das que aparecem indicadas em vários testes e a partir daí comece a explorar melhor sobre aquelas carreiras. Veja também as profissões que lhe causam interesse e explore um pouco mais. Por último, conheça carreiras diferentes e que podem ter aparecido como sugestão, mas que você nunca tinha pensado a respeito delas.

3. Explore as profissões da sua lista


Nesse ponto, sua lista estará mais restrita e provavelmente você terá entre 10 a 20 opções. Agora você pode obter algumas informações básicas sobre cada uma das profissões da sua lista. Busque informações sobre descrições de trabalho e requisitos educacionais, treinamentos necessários, etc. Aprenda sobre oportunidades de crescimento da carreira. Use as informações do mercado de trabalho para obter dados sobre salários e perspectivas de emprego.

4. Crie uma "lista curta"


Agora que você tem mais informações, comece a restringir sua lista ainda mais. Com base no que você aprendeu com sua pesquisa até agora, comece a eliminar as profissões que não deseja seguir adiante. Você deve terminar com 2 a 5 profissões em sua "lista curta”.



5. Realize entrevistas informativas

Quando você tiver apenas algumas profissões em sua lista, comece a fazer uma pesquisa mais aprofundada. Organize um encontro com pessoas que trabalham nas profissões em que você está interessado. Eles podem fornecer conhecimento em primeira mão sobre as carreiras da sua lista curta. Acesse sua rede, incluindo o LinkedIn, para encontrar pessoas com quem possa realizar essas entrevistas informativas.



6. Faça a sua escolha de profissão


Finalmente, depois de fazer toda a sua pesquisa, você provavelmente está pronto para fazer sua escolha. Escolha a profissão que você acha que lhe trará mais satisfação com base em todas as informações coletadas. Perceba que você está autorizado a alterar sua escolha se mudar de idéia sobre em qualquer momento da sua vida. Muitas pessoas mudam de carreira pelo menos algumas vezes.

7. Identifique seus objetivos


Depois de tomar uma decisão, identifique suas metas de longo e curto prazo. As metas de longo prazo normalmente levam de três a cinco anos para serem alcançadas, enquanto você normalmente pode atingir uma meta de curto prazo em seis meses a três anos. Deixe a pesquisa que você fez sobre educação e treinamento necessários seja o seu guia. Se você não tiver todos os detalhes, faça mais algumas pesquisas. Depois de ter todas as informações necessárias, defina suas metas.

8. Escreva um plano de ação de carreira

Elabore um plano de ação de carreira, um documento escrito que descreva todas as etapas.



Gostaria de conversar com um profissional de sua área de interesse? É só clicar aqui.

©2020 por Empreeduca