• Adriana Prosdocimi

Como escolher o curso certo para você?

Escolher qual curso de graduação prestar não é uma tarefa sempre fácil. Descubra como escolher o curso certo para você.


A maioria dos jovens, terminam o Ensino Médio, muito novos e com tantas possibilidades pela frente, que fica difícil escolher uma só.


Em primeiro lugar, saiba que não tem nenhum problema você escolher um curso e depois mudar, ou formar e trabalhar em outra área. Isso acontece, não é uma escolha definitiva, fique tranquilo!


Ter um curso superior é o sonho de muitos jovens e faz a diferença na vida de muita gente, que constrói uma profissão e consegue se colocar bem no mercado. Se esse é o seu caso, mas ainda está em dúvidas sobre qual curso de graduação escolher, esse post é para você! Vem comigo até o final.


Como escolher o curso de graduação certo para você


Antes de qualquer coisa, você precisa se fazer umas perguntas: eu me conheço? O que gosto de fazer? Como eu me vejo no futuro? Escolher o curso certo, passa por se conhecer.


Recomendo pegar um papel e caneta, ou fazer uma nota aí no seu celular e, à medida que for respondendo às perguntas, anotar as respostas. Servirá como um roteiro de autoconhecimento para te ajudar a escolher o curso certo para você. Vamos lá?


Habilidades e preferências


O que você gosta de fazer? Pintar, desenhar, fazer contas e cálculos, ler, lidar com pessoas, com plantas? Pense o que você gosta de fazer, o que te dá prazer, vontade, motivação, pois quando começar a estudar, vai passar horas do seu dia fazendo essa atividade.


No que você é bom? Escreve bem? Resolve problemas de matemática com facilidade? É comunicativo? Conciliador? É um líder entre seus amigos ou mais quieto e introspectivo? Gosta de estar com pessoas ou prefere se jogar horas na frente de um computador? Pensar nas suas habilidades é reconhecer o que você faz bem, o que as pessoas elogiam em você.


Expectativas e prioridades


O que você espera encontrar na faculdade? Quer ler muito ou resolver cálculos? Entender sobre história ou aprender a medicina? Aprender a tocar um instrumento ou artes? Pense no que você gostaria de aprofundar seu conhecimento! O que te deixa curioso? O que geralmente você pesquisa no Google quando está a toa?


O que é importante para você? Status ou flexibilidade na rotina? Quer ganhar muito dinheiro ou ter uma vida confortável fazendo o que te dá prazer? Pense no que é mais importante para você agora e no futuro; o que você espera como resultado do seu trabalho.


Essas respostas vão te ajudar a direcionar o seu pensamento e entender, em primeiro lugar, a área de conhecimento que tem mais a ver com você e com suas expectativas — humanas, exatas ou biológicas.


Pesquise os cursos da área que você identificou


Pesquisar hoje, é muito fácil, faça uma lista dos cursos da área que você mais se identificou e escolha três. Pesquise sobre eles na internet: a grade curricular, melhores instituições, carga horária do curso, etc.


Converse com pessoas que estão fazendo o curso, pergunte o que elas estão achando. Procure saber sobre bolsas estudantis como o Prouni, oferecido pelo Governo Federal ou financiamento estudantil.


Estude o mercado de trabalho


Converse com profissionais, que já trabalham na área, pergunte sobre o dia-a-dia deles, o que fazem em sua rotina de trabalho. Como encontraram oportunidades, peça dicas, pergunte sobre o retorno financeiro e tudo mais que puder. Quanto mais informações, mais você poderá identificar fatores que alinham ou não com os seus objetivos.


Conheça o projeto Empreeduca? Podemos te ajudar com monitoria, correção de redação, planos de estudo para o Enem e vestibulares e também na sua escolha de carreira.


Procure ajuda profissional


Existem muitos testes vocacionais gratuitos disponíveis na internet. É muito válido fazer, pois pode ajudar nesse processo de investigação de si mesmo e das possibilidades que vem realizando até agora.


No entanto, por si só o teste não é uma resposta. A escolha de um curso não é nada prática e técnica que um teste possa resolver. Se puder, procure um psicologo, ele irá te escutar e te ajudar a se conhecer para fazer a melhor escolha.


Pesquise sobre as formas de entrar na faculdade


Depois dessa intensa pesquisa que fizer, guiada pelas respostas que você anotou até agora, precisa saber como chegar lá. Ou seja, pesquisar sobre as formas de ingressar em uma faculdade: vestibular e ENEM.


Muitas universidades estaduais e federais adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso dos estudantes, considerando o ENEM. Da mesma forma, muitas faculdades particulares também consideram o ENEM, ainda que o vestibular tradicional seja muito utilizado.


Saiba mais sobre como se prepara para o ENEM.


Pronto! Você já tem um bom guia para te ajudar a encontrar o curso certo para você, agora é pesquisar! Se precisar de ajuda nesse caminho, entre em contato com a gente!


©2020 por Empreeduca