• Talita Carvalho

Ciclo de estudos: um aliado na sua preparação!

O ciclo de estudos é uma técnica para organizar o conteúdo a ser estudado de uma maneira eficiente e flexível. Se você está se preparando para o Enem, essa metodologia poderá ajudar muito na sua preparação!


Uma forma tradicional de organizar os conteúdos que devem ser estudados para uma prova é dividi-los conforme os dias da semana e horários. Esses cronogramas, no entanto, podem não ser tão eficientes do ponto de vista da flexibilidade.


Imagine que você tenha programado estudar matemática na terça-feira, mas nesse dia precisou ir ao dentista? Nesse caso, você precisará pular um dia de estudo ou então reformular todo o seu cronograma.


Para evitar esse tipo de situação, você pode usar um ciclo de estudos, que te permite seguir uma ordem planejada de conteúdos a serem estudados, sem definir dias e horários específicos para cada um deles. Isso significa que, independente de quando for estudar, você sempre retoma do ponto do ciclo onde parou e dessa forma nunca precisará "pular" matérias.


No seu ciclo de estudos você pode (e deve!) também programar as revisões e exercícios sobre o conteúdo estudado, de modo que você possa rever o conteúdo em intervalos de tempo e assim, facilitar a absorção do conteúdo.


Para saber mais confira: Como montar um ciclo de estudos para o Enem

5 visualizações

©2020 por Empreeduca